O Rabobank divulgou recentemente um relatório sobre o mercado global de suco de laranja, elaborado pelo analista setorial Andrés Padilha. O estudo revela que os preços internacionais do suco de laranja estão se aproximando de máximas históricas devido a uma significativa redução na oferta.
A safra 2024/25 está projetada em 232,4 milhões de caixas, o que representa uma diminuição de 24% em relação à safra anterior. No estado de São Paulo, a safra atual é a mais baixa dos últimos 35 anos. Essa redução é agravada por condições climáticas adversas, como temperaturas elevadas e seca, que têm prejudicado ainda mais o rendimento das laranjas.
O avanço do greening, uma doença que afeta os citros, continua a se espalhar pelo cinturão citrícola, diminuindo as perspectivas de safras maiores no curto prazo e contribuindo para o desequilíbrio atual do mercado.
Além disso, a demanda global por suco de laranja está prevista para cair 15% em volume. O suco concentrado deverá sofrer uma queda expressiva, enquanto o suco NFC (não concentrado) deve manter-se relativamente estável.