Parte indelével da história e da cultura de Montes Claros e do Norte de Minas, as Festas de Agosto chegam, em 2024, à sua 183ª edição, levando para as ruas da cidade, já devidamente decoradas, as músicas, danças e religiosidade que marcam os festejos. Paralelamente à festa popular conduzida pelos catopês, marujos e caboclinhos, acontecerá também mais uma edição do Festival Folclórico de Montes Claros. A programação começa nesta terça (13/8), com a abertura oficial, que será realizada às 19h30, na sede da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, no Bairro Morrinhos.
Já nesta quarta-feira, na Praça Doutor Chaves (Matriz), às 19 horas, ocorrerá a apresentação da peça teatral “Entre Dois Santos”, encenada pela companhia nortemineira de teatro “A Trupe”. No Mesmo dia, às 20 horas, é a vez da abertura da exposição “Ventos Ancestrais”, de Lucas Viggi, no Centro Cultural Hermes de Paula. Às 20h30, na Praça da Matriz, haverá a apresentação da banda “Trem do Black”, trazendo o melhor da música negra. Às 22 horas, no mesmo local, é hora do show de Cevisa Harmonia, cantor e compositor montes-clarense que trará um repertório recheado de músicas regionais.
Também às 22 horas, mas na Igreja Nossa Senhora do Rosário, acontece o tradicional hasteamento do Mastro de Nossa Senhora, como parte da programação religiosa das festas. Na quinta-feira, a programação começa às 10 horas, no Espaço Arena, que será montado na Praça da Matriz, com a apresentação do projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, que incentiva o consumo de literatura por toda a população, principalmente as crianças. Às 11 horas, ocorre o desfile do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, com saída do Automóvel Clube e chegada na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Às 18 horas, apresentação do Cordão de Ouro Cultural, dentro do festival “Ao Som do Berimbau”, em frente ao Centro Cultural. Às 19h30, o Centro Cultural irá exibir o filme “U ômi qui casô cua mula” (o filme será reexibido na sexta e no sábado, sempre nesse horário). Às 20 horas, apresentação da “Cia de Danças Saruê”, trazendo manifestações folclóricas regionais, no espaço Arena.
Às 21 horas, o Palco da Praça da Matriz recebe o cantor Flavin Ribeiro, com um repertório eclético e cheio de música boa. Às 22 horas, quem sobe ao palco é a cantora independente Naluz, que estreia no Festival Folclórico com uma mistura de regionalismo e música eletrônica. Às 23 horas, será hasteado o Mastro de São Benedito, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Na sexta-feira, o Centro Cultural recebe, às 9 horas, a Oficina de Danças Folclóricas. Às 10 horas, na Arena da Praça da Matriz, mais uma apresentação do projeto “Na Trilha da Leitura”.
Às 11 horas, é a vez do Reinado de São Benedito atravessar as ruas do centro da cidade, no trajeto Automóvel Clube/Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Às 16 horas, o Centro Cultural sedia uma homenagem aos 500 anos de São Benedito. Às 20 horas, o Grupo de Danças Populares Brasileiras “Sarandeiros” se apresenta no espaço Arena. Às 20h30, a Casa de Cultura Márcia Prates recebe o “Concurso de Estandartes”.
Às 21 horas, no Palco da Praça da Matriz, o grupo de performance musical norte-mineiro “Surubim e os Pocomã” irá apresentar um repertório baseado na musicalidade da nossa região, mesclada com elementos de jazz, da música universal e improvisações, entregando um espetáculo sonoro único. Às 22 horas, é Pedro Boi quem vai encher a praça com o melhor do cancioneiro popular do Norte de Minas. E, às 23 horas, o Mastro do Divino Espírito Santo será hasteado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
No sábado, a programação começa às 8 horas, com a “Feira de Arte e Artesanato da Matriz”, no Largo Georgino Júnior, da Praça da Matriz. Às 10 horas, o Grupo de Danças “Sarandeiros” promove uma oficina de dança no Centro Cultural Hermes de Paula. Também às 10 horas, a banda infantil “Fiu Fiu de Cotovia” vai fazer a alegria da criançada, no espaço Arena.
Às 11 horas, começa o Cortejo do Império do Espírito Santo, levando fé e devoção para o centro da cidade. Às 20 horas, Marcos Paracatu é o convidado do Palco da Praça, trazendo preciosidades da MPB e modas de viola. Às 21 horas, o espaço Arena volta a receber as danças folclóricas do grupo Sarandeiros. E, às 22 horas, o palco recebe a grande atração da noite, o cantor Flávio Venturini, um dos maiores artistas da história da música brasileira.
Tudo termina no domingo. Às 8 horas, mais uma oportunidade de conferir a “Feira de Arte e Artesanato da Matriz”. Às 9, a Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos recebe o “Encontro de Ternos”. Às 10 horas, o projeto Viver Mais fará uma apresentação de cantos folclóricos, no espaço Arena. Logo depois, às 10h30, o grupo Fitinhas apresentará danças folclóricas, no mesmo espaço. Um pouco mais tarde, às 11 horas, a Arena recebe Nega Tana.
Às 16 horas, a procissão de encerramento das Festas de Agosto, na Praça da Matriz. Às 20 horas, na Praça da Matriz, “Minas em Sinfonia” apresentará um belo “Tributo a Beto Guedes”, no Palco. Às 21 horas, no espaço Arena, teremos apresentação do grupo Fitas. E, para encerrar a programação do Festival Folclórico, teremos o show de percussão do Zubatuque, às 22 horas, no Palco.