A estratégia do PT de não anunciar o vice do deputado federal Paulo Guedes, para concorrer à Prefeitura, na convenção realizada nessa segunda-feira à noite, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e comunicar que o fará no dia 15 deste mês, pode alterar as alianças para a disputa majoritária na cidade, com a interferência do presidente do PSD em Minas, Alexandre Silveira, ministro das Minas e Energia no governo Lula, do PT. Isto porque o partido ainda espera o apoio do PSD, que é base do governo petista, com a indicação do companheiro de chapa do parlamentar.
Em contato telefônico com a reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, na manhã dessa quarta-feira, Paulo Guedes confirmou as articulações e manifestou otimismo de que poderá contar com o PSD no arco de alianças para sustentar seu projeto político, em outubro próximo, de tentar conquistar a Prefeitura para fortalecer o PT no Norte de Minas. Disse que tem conversado com lideranças do partido na cidade com este objetivo e acredita que chegará a bom termo. Sem citar nomes, o parlamentar admitiu que seu companheiro de chapa poderá ser do PSD.
Embora o PSD tenha feito convenção nessa segunda-feira à tarde, no Plenário da Câmara Municipal, com a presença do prefeito Humberto Souto (sem partido) e de seu vice, Guilherme Guimarães, candidato a prefeito pelo União Brasil, selando a aliança, mesmo sem indicar o vice, que era a reivindicação do partido, a situação pode mudar até a próxima semana, no prazo para registro das chapas dos candidatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Belo Horizonte. O prazo encerra-se dia 15 e a campanha se inicia oficialmente no dia 16 deste mês, de acordo com calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coordenador do processo no país.
De acordo com informações passadas à reportagem, o presidente do partido em Minas Alexandre Silveira pretende interferir no processo. O objetivo é levar o PSD para integrar a aliança que sustenta o projeto político de Paulo Guedes na cidade, mantendo a coligação nacional com o PT na disputa pela Prefeitura de Montes Claros. O partido da estrela solitária tem a cidade como uma das prioridades em Minas nas eleições deste ano, por conta de sua importância no contexto político e econômico do estado. A intenção também é de manter esta união para o processo eleitoral de 2026.
CONVENÇÃO – Durante a convenção realizada na noite dessa segunda-feira no auditório da Amams, com a presença de expressivo número de pessoas, o PT e aliados oficializaram a candidatura de Paulo Gudes à Prefeitura, mais uma vez, nas eleições deste ano. O petista se manifestou otimista para enfrentar as urnas e disse que seu companheiro de chapa será anunciado até o próximo dia 15, em função das articulações em curso para definir o nome.
LANÇAMENTO – A pré-candidatura de Paulo Guedes à Prefeitura foi lançada no primeiro semestre de 2023, durante Encontro do PT do Norte de Minas, no Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros, com a presença da deputada federal Gleysi Hoffmann, presidente nacional do partido. O evento teve ainda a presença da deputada Leninha, do PT, atual 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.