Com a presença de dezenas de apoiadores da direita de Montes Claros, o Partido Liberal (PL) realizou animada convenção na manhã desse domingo, em que oficializou a candidatura de Maurício da Santa Casa à Prefeitura, nas eleições de 6 de outubro deste ano. Ele tem como vice a produtora rural Patrícia Fuji, também do PL, com a formação da chapa denominada puro sangue, com os dois da mesma legenda. Além disso, o partido também oficializou a chapa com 24 candidatos a cadeiras na Câmara Municipal, na expectativa de eleger pelo menos três vereadores.
A convenção, que teve início por volta das 9h, aconteceu no Espaço do general Mário Araújo, da reserva do Exército, na Avenida Norival Guilherme Vieira, no bairro Ibituruna, especialmente decorado de verde e amarelo para o evento, visando a mostrar o patriotismo dos integrantes do partido, cujo lema é Deus, Pátria e Liberdade. A reunião foi aberta pelo presidente do PL na cidade, o produtor rural Álvaro Veloso e teve a presença do arcebispo emérito, Dom José Alberto Moura e do pastor Sílvio Cerqueira, que deram as bênçãos.
Os convencionais aprovaram por unanimidade a chapa Maurício da Santa Casa/Patrícia Fuji e os 24 candidatos a vereador, sob demorados aplausos do expressivo público presente, que lotou as dependências e defende a renovação na política da cidade. Logo após o início da convenção, os então pré-candidatos a vereador usaram a palavra, apresentando suas propostas de trabalho. Em linhas gerais, destacaram que Maurício da Santa Casa é liderança emergente que a cidade necessita, e que poderá trabalhar, em caso de eleito, para mudar a realidade de Montes Claros em setores que precisam de atenção especial do Executivo.
Durante a convenção, foram mostrados vídeos de Maurício da Santa Casa e Patrícia Fuji. Ao se manifestar, o candidato a prefeito se comprometeu que, se vitorioso nas urnas, vai priorizar a saúde, educação, esporte e o social, setores que necessitam de atenção especial, pois significa cuidar das pessoas, que tem a missão de consolidar o desenvolvimento socioeconômico do município. Ao explicar o motivo da chapa puro sangue, Maurício da Santa Casa disse que tomou esta decisão para não lotear cargos na Prefeitura, além de valorizar a mulher. Diversos oradores fizeram referências à presidente de hora do PL, a advogada Aline Bastos, apontada como “mulher guerreira na defesa dos interesses do país”. Ela responde a processo no STF pela sua participação no episódio de 8 de janeiro em Brasília-DF.
INCIDENTE – Pouco tempo após o início da convenção, um homem exaltado invadiu o espaço físico pedindo para se manifestar. Foi identificado como médico ortopedista Adher Leonardo Leite de Moura, de 50 anos, que causou tumulto, o que levou militantes do partido a retirá-lo do espaço físico. A Polícia Militar esteve no local e registrou o caso em ocorrência. O médico dizia ter algo para relatar sobre o candidato do partido.
OUTRAS CONVENÇÕES – O MDB realizou convenção nesse sábado, em sua sede no bairro Todos os Santos, em que homologou a chapa com 24 candidatos a vereador. Sem candidato próprio a prefeito e sem participar de coligação majoritária, o partido liberou seus integrantes para apoiar os candidatos a prefeito que quiserem.
O PSB e o PT realizaram convenções nessa segunda-feira, último dia de prazo para fazê-las para homologar as candidaturas de Ruy Muniz e Paulo Guedes, respectivamente à Prefeitura. O PDT também fez convenção nessa segunda-feira em que oficializou a candidatura de Délio Pinheiro à chefia do Executivo municipal. O PSD também fez a convenção para homologar a chapa de vereadores, nessa segunda-feira. O primeiro partido a realizar convenção há duas semanas foi o União Brasil, que oficializou a candidatura do atual vice, Guilherme Guimarães Oliveira à Prefeitura. A reunião, que homologou também a chapa de vereadores, aconteceu no auditório da Escola Técnica, no bairro São João.