Na próxima quarta-feira (7), acontece às 20 horas, na Rua Justino Câmara, 69, Centro Histórico de Montes Claros homenagem a escritora Amelina Chaves, que faleceu neste ano. O evento será realizado antes das Festas de Agosto, que começam no próximo dia 13 na cidade. Uma programação extensa vai reunir expoentes da cultura norte-mineira. Amelina Chaves é autora de obras literárias e infantis.
A escritora morreu neste ano aos 92 anos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nascida na zona rural de Francisco Sá, na antiga Fazenda Sapé, Amelina era apaixonada pela literatura e lançou cerca de 36 livros. Ela fazia parte da Academia Montes-Clarense de Letras e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (Aclecia) presidida pelo advogado es escritor sãofranciscano e político Petrônio Braz.
Em 2019, a escritora recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pelo seu trabalho de valorização da cultura regional, abordada em várias obras. Amelina deixou 10 filhos, 38 netos e 34 bisnetos.