Com novidades e uma lista de 26 jogadores, o Atlético divulgou os relacionados para os dois compromissos que terá longe de seus domínios. Nesta quarta-feira (31/7) o Galo encara o CRB, às 19h, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na sequência a delegação viaja para Santa Catarina, onde enfrentará o Criciúma, no sábado (3/8), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Atlético conta com os retornos do lateral-esquerdo Rubens e do meio-campista Zaracho. Eles foram liberados pelo departamento médico na última sexta-feira (26), mas não foram relacionados para a partida contra o Corinthians, no domingo (28), na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro.
Rubens se recuperou de ruptura do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e de uma lesão parcial do ligamento cruzado. Ele não atua desde a partida contra o Criciúma, no dia 17 de março, pela segunda rodada do Brasileirão. Já o meia argentino deixou o campo contra o Internacional, no dia 26 de junho, aos 24 minutos do primeiro tempo, com dores no púbis.
PODEM JOGAR? – Lyanco e Fausto Vera integram a lista de relacionados, mas o volante não pode atuar pela Copa do Brasil, enquanto o zagueiro não poderá jogar pela 21ª rodada do Brasileirão. Fausto já disputou o torneio pelo Corinthians e por isso não poderá defender o Galo na competição de mata-mata. Como o time seguirá viagem para Criciúma, ele acompanhará a delegação em Maceió. Já Lyanco, suspenso no Campeonato Brasileiro pela expulsão na partida contra o Corinthians, fica de fora do duelo contra o Criciúma, mas está apto para atuar contra o CRB.
DESFALQUES – O atacante Alisson segue no processo de recuperação da ruptura nos ligamentos do tornozelo esquerdo e ainda não tem previsão de retorno. Já o goleiro Everson, que passou por cirurgia no dedo mínimo da mão esquerda há pouco mais de três semanas, também desfalca a delegação. O zagueiro Maurício Lemos, que estava envolvido em uma negociação com o São Paulo, também não viajou com o grupo.
INVICTO – O Atlético defende um tabu importante contra o CRB. Em oito confrontos entre as equipes, o Galo nunca foi derrotado. Foram sete vitórias dos mineiros e um empate, com 22 gols marcados e três sofridos. O Galo busca o tricampeonato, enquanto o CRB tenta o título inédito na Copa do Brasil. O jogo decisivo está marcado para o dia 7 de agosto, às 19h, na Arena MRV.
O último duelo entre as equipes ocorreu há 18 anos, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2006. O Galo venceu o CRB por 1 a 0, no Rei Pelé, com gol do atacante Roni. Naquela oportunidade, o time comandado pelo técnico Levir Culpi foi a campo com Diego; Lima, Reginaldo Nascimento e Daniel Marques; Tony, Rafael Miranda, Márcio Araújo, Danilinho (Tchô) e André Santos; Roni (Renan) e Éder Luís.
Atlético e CRB também já se encontraram pela primeira fase da Copa do Brasil, em 2003. A equipe mineira levou a melhor com duas vitórias. No jogo de ida, disputado em Maceió, em 5 de fevereiro, o Galo venceu por 1 a 0, com gol contra de Robson. Na partida decisiva, o time alvinegro aplicou uma goleada por 4 a 0, no Mineirão, em 19 de fevereiro. Os gols da partida foram marcados por Neguete, Cicinho e Guilherme (duas vezes). O placar mais elástico do confronto foi a goleada da equipe alvinegra por 5 a 0, no Mineirão, pela Série B de 2006. Os gols foram marcados por Marcos, Marcinho, Ramon, Lima e Tony.