[views count="1" print="0"]

Partidos articulam para formação de chapas

Convenções para homologação de candidaturas ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto

Com pré-candidatos a prefeito definidos, partidos políticos e coligações intensificam articulações nesta semana, em Montes Claros, para definição dos pré-candidatos a vice, visando à realização das convenções para a concessão das legendas daqueles que vão disputar as eleições de outubro de 2024, cujo primeiro turno será em 6 de outubro. De acordo com o calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coordenador do processo eleitoral no país, as convenções devem ocorrer de 20 de julho, sábado próximo, 20 de julho, até 5 de agosto. E os partidos e coligações estão definindo as melhores datas para realizá-las.

Pretendem concorrer à Prefeitura de Montes Claros, nas eleições deste ano, o atual vice-prefeito Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil, com o apoio do prefeito Humberto Souto, do Cidadania, o superintendente licenciado da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza e Silva, do PL, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, o deputado federal Paulo Guedes, do PT, com o apoio do presidente Lula, do PT, o deputado federal Délio Pinheiro, do PDT e o ex-prefeito Ruy Muniz, do PSD.

De todos os pré-candidatos, somente Ruy Muniz Muniz havia anunciado o empresário e ex-vereador Kiko Canela como pré-candidato a vice. Entretanto, surgiram comentários nos bastidores políticos dando conta que ele havia desistido da empreitada, em carta enviada a Muniz. Desta forma, a previsão é de que o ex-chefe do Executivo municipal anuncie nas próximas horas, o nome de seu novo companheiro de chapa.

Do lado do grupo que detém o poder no município há quase oito anos, várias nomes são cogitados para compor a chapa com o atual vice, Guilherme Guimarães Oliveira, entre eles, o ex-procurador-geral do Município, Otávio Rocha Machado, os ex-secretários de Serviços Urbanos e Agricultura, Vinícius Versiani e Osmane Barbosa Neto e o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, o ex-vereador José Gonzaga Pereira. Entretanto, a tendência, de acordo com fonte do NJN, é de que o escolhido seja Otávio Rocha.

Sem qualquer definição, um dos nomes especulados para compor com Maurício Sérgio é do suplente de deputado federal, Mário Araújo, do Republicanos, general da reserva do Exército brasileiro. Paulo Guedes e Délio Pinheiro também não definiram nomes dos possíveis companheiros de chapa. A previsão é de que estas definições aconteçam nos próximos dias, em função do prazo das convenções para a homologação das candidaturas.

CALENDÁRIO – Conforme estabelece o Calendário Eleitoral das Eleições 2024 (Resolução TSE nº 23.738/2024), os partidos e as federações poderão realizar convenções entre os dias 20 de julho e 5 de agosto deste ano. Todavia, esses encontros diferem das convenções partidárias de caráter não eleitoral, que podem ocorrer a qualquer tempo.

Esses eventos reúnem as filiadas e os filiados a uma legenda para o exame de assuntos de interesse partidário ou para a escolha de candidatas e candidatos a uma eleição e a aprovação de uma eventual coligação (união de dois ou mais partidos, a fim de disputarem eleições majoritárias).

FORMATO – As convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto. A campanha eleitoral se inicia oficialmente a partir de 16 de agosto. A federação partidária registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções dos partidos que a compõem deverão ocorrer de maneira unificada, como se a federação fosse uma única legenda.

Partidos articulam para formação de chapas
Partidos articulam em Montes Claros para enfrentar as urnas em outubro deste ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Cadeirante é o vereador mais votado da história de Montes Claros
Cadeirante é o vereador mais votado da história de Montes Claros
Cidade poderá reforçar bancada na Assembleia
Cidade poderá reforçar bancada na Assembleia
Prefeito elege sucessor no primeiro turno
Prefeito elege sucessor no primeiro turno
Eleitores de 40 anos acima são maioria
Eleitores de 40 anos acima são maioria
URNA
Audiência vai definir as urnas que serão auditadas no 1º turno
Futuro de Montes Claros será definido nas urnas
Futuro de Montes Claros será definido nas urnas
TSE dispõe de ferramenta para receber denúncias
TSE dispõe de ferramenta para receber denúncias
Justiça restringe campanha de vereador
Justiça restringe campanha de vereador
Prefeitos eleitos e reeleitos na região
Prefeitos participam de reunião em Brasília
Eleitores têm prazo para justificar ausência às urnas
Presidente da ALMG ressalta poder do voto para fortalecer democracia
Presidente do TSE apresentou balanço do 1º turno das Eleições
Minas Gerais teve votação tranquila
PRF está proibida de realizar bloqueio durante as eleições, diz Lewandowski
Confira o eleitorado com a preferência para votar
Incêndio atinge mata perto do Parque da Lapa Grande
Condenado por homicídio na cidade preso na região Metropolitana de BH
PM se compromete a analisar situação
Policiais militares denunciam falta de pagamento de diárias em Minas
Homem tem perna amputada em colisão entre carroça e caminhão