Atlético e Flamengo reeditam nesta quarta-feira (3/7), às 21h30, na Arena MRV, um dos maiores clássicos interestaduais do futebol brasileiro. A partida é válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Flamengo é o líder da competição, com 27 pontos, o Atlético está no momento no 11º lugar, com 18 pontos (quatro vitórias, seis empates e duas derrotas).
Diante da equipe carioca, o Galo busca colocar fim ao jejum de quatro jogos sem vitória dentro de casa (empates com Bahia, Fortaleza e Atlético-GO e derrota para o Palmeiras). A partida será transmitida no YouTube de O TEMPO Sports e pelo canal Premiere. O confronto terá no apito o árbitro Ramon Abatti Abel (SC), auxiliado por Naílton Junior de Sousa (CE) e Henrique Neu Ribeiro (SC). O VAR ficará a cargo de Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES ATLÉTICO – Everson (Matheus Mendes); Mariano, Bruno Fuchs, Igor Rabello, Rômulo; Battaglia, Igor Gomes, Scarpa, Palacios, Paulinho e Hulk.
FLAMENGO – Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; Allan, Gerson, e Lorran; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro
JANELA DE TRANSFERÊNCIAS – A tão esperada janela de transferências enfim pode deixar o torcedor do Atlético um pouco mais otimista. Em especial no acerto do setor defensivo da equipe comandada pelo técnico Gabriel Milito. A contratação de Lyanco e o retorno do paraguaio Junior Alonso são as principais apostas. Lyanco, que desembarcou em Belo Horizonte nessa segunda-feira (1º/7), passará por exames médicos e assinará contrato com o clube. Ele também teve proposta do Botafogo, equipe em que foi revelado, mas acabou optando pelo Atlético.
O jogador não quis comentar sobre o assunto no seu desembarque. Disse apenas que estava feliz em assinar com o Galo e completou: “temos algumas coisas para serem resolvidas e depois a gente comemora”. A meta do defensor é mostrar o mesmo futebol apresentado na época de São Paulo, quando ganhou destaque no futebol brasileiro.
Já Junior Alonso, que deve chegar a Belo Horizonte nas próximas horas para ser confirmado como reforço do Galo, é velho conhecido da Massa, tendo participado daquele ano mágico de 2021, quando o Atlético faturou o Tríplice: Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Ele estava com a seleção do Paraguai na Copa América, mas como seu país foi eliminado na primeira fase do torneio, pode se apresentar mais cedo ao Atlético.
DESEMPENHO – Até o momento, Milito dirigiu o Atlético em 22 partidas. Foram 11 vitórias, sete empates e quatro derrotas. Nestas partidas, o time marcou 39 gols e sofreu 27. A grande questão é exatamente a solidez defensiva. Sob o comando do treinador argentino, o time só não foi vazado cinco vezes: 0x0 Corinthians; 3×0 Cruzeiro, 3×0 Cuiabá, 2×0 Sport; 1×0 Rosario Central e 4×0 Caracas.
Para complicar, levou gols em todas as últimas dez partidas, tendo como pontos mais ‘críticos’ as derrotas para Palmeiras (4 a 0), na Arena MRV, e para o Vitória (4 a 2, no Barradão). Para o setor, no momento Milito conta com Bruno Fuchs, Igor Rabello, Maurício Lemos, Rômulo e Battaglia, volante de origem que vem atuando improvisado no setor. Quando chegou ao Atlético, Milito ainda contava com Jemerson como opção, mas o defensor foi negociado com o Grêmio.