Disposto a percorrer o país na condição de cabo eleitoral, para tentar fortalecer o PT e seus aliados da esquerda, com a eleição de maior número de prefeitos e vereadores, com as atenções voltadas para a sucessão presidencial, em 2026, o presidente Lula, do PT, retorna a Minas nesta semana, para compromissos políticos e deverá vir a Montes Claros, também para discutir sobre a sucessão municipal. A informação foi passada pelo deputado federal Paulo Guedes, pré-candidato do partido à Prefeitura nas eleições de outubro próximo.
O comunicado afirma que, “o deputado federal Paulo Guedes já acertou com o presidente Lula a sua vinda a Montes Claros e Norte de Minas. A data da visita, que acontecerá ainda este mês, está sendo tratada com o cerimonial presidencial e o representante de Lula na região”. Assim, a visita deverá ocorrer até o próximo domingo, último dia do mês.
O petista deve cumprir uma série de agendas pelo Estado, passando por cidades como Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Juiz de Fora, na Zona da Mata, Montes Claros, no Norte de Minas, e em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
As informações são de que desta vez, a vinda de Lula ao Estado tem cunho eleitoral e que ele participará do lançamento de pré- -candidaturas nas cidades. Tanto em Contagem quanto em Juiz de Fora, as prefeitas petistas Marília Campos e Margarida Salomão são pré-candidatas à reeleição. Nas outras cidades, o Partido dos Trabalhadores lançará candidatos próprios ao pleito.
Em Montes Claros, a pré-candidatura de Paulo Guedes à Prefeitura foi lançada no Encontro Regional do PT, no primeiro semestre do ano passado, no Plenário da Câmara Municipal, com a presença da presidente nacional da sigla, a deputada federal Gleisy Hoffman. O evento contou ainda com a presença de pré-candidatos a prefeito de outras cidades da região.
Ao discursar na condição de pré-candidato, na oportunidade, Paulo Guedes criticou a administração do prefeito Humberto Souto, do Cidadania, frisando que ela priorizou as obras de mobilidade urbana, de forte apelo eleitoral, deixando de lado setores essenciais como a saúde pública, que precisa melhorar a prestação de serviços.
QUARTA VISITA – Esta será a quarta vinda do presidente Lula a Minas Gerais neste ano. No início de fevereiro, ele esteve em Belo Horizonte pela primeira vez neste mandato, e anunciou obras e programas federais para o Estado.
Depois, em pouco mais de um mês, retornou ao estado e participou da inauguração do Complexo Mineroindustrial do Grupo EuroChem, um dos líderes globais do segmento de fertilizantes, no município de Serra do Salitre, na região do Alto Paranaíba. Já no fim de abril, ele retornou ao Estado para a inauguração de fábrica da Biomm em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.