Após diversas tratativas do deputado Arlen Santiago, do Avante, junto ao Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi publicado, no Diário Oficial Minas Gerais dessa quarta-feira, o aviso de homologação para o recapeamento asfáltico da MGC-496, no trecho entre Pirapora e Corinto. O empreendimento tem orçamento de R$120 milhões e será realizado pela empresa HWN Engenharia Ltda.
O parlamentar, que esteve à linha de frente do processo, junto aos prefeitos Alex César (Pirapora), Eduardo da Agrovap (Várzea da Palma), Paulo Elias (Lassance) e Evaldo dos Reis (Corinto), esclarece que a situação atual da estrada demanda intervenção urgente devido às condições precárias que estão causando danos aos veículos, transtornos aos motoristas, aumentando os índices de ocorrência de acidentes, bem como o tempo de deslocamento entre as cidades.
Segundo ele, a recuperação da rodovia vai beneficiar os moradores de Pirapora, Várzea da Palma, Lassance e Corinto. O deputado destaca que a região possui terras férteis e, por isso, necessita da estrada em boas condições para realizar o escoamento da produção. “Considerando que essa área abriga propriedades agrícolas que exportam frutas, é fundamental garantir uma estrada em boas condições para preservar a qualidade dos produtos. A iniciativa resultará em impactos significativos para as comunidades locais, abrangendo a criação de empregos, o impulso à economia rural, o transporte escolar e atendimento médico. Com a pavimentação das vias de acesso, os deslocamentos se tornarão mais seguros e tranquilos, proporcionando benefícios diretos à população”, afirmou Santiago.
Arlen Santiago explica ainda que, por meio do recapeamento da MGC-496, será possível melhorar a acessibilidade entre os municípios, reduzir custos, ampliar o acesso a bens e tecnologias, e criar condições favoráveis para impulsionar a produção e, consequentemente, o crescimento econômico. “Precisamos agradecer ao governador Romeu Zema, ao vice-governador Mateus Simões, ao secretário estadual de infraestrutura, Pedro Bruno; e ao diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares; por todo o empenho para que a homologação ocorresse”, afirmou o deputado, que também informou que continuará acompanhando todo o processo até que a obra seja concluída.