[views count="1" print="0"]

Zema aponta avanço com proposta do governo

O governador Romeu Zema, do Novo, acompanhado dos demais chefes de Estado integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), participou de uma série de compromissos com ministros e presidentes do Legislativo federal, nessa terça-feira, em Brasília (DF).

O governador Romeu Zema, do Novo, acompanhado dos demais chefes de Estado integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), participou de uma série de compromissos com ministros e presidentes do Legislativo federal, nessa terça-feira, em Brasília (DF). Os principais temas discutidos foram a renegociação das dívidas dos estados e propostas para melhorar a efetividade das ações de segurança pública nos estados. Ele vê avanço na proposta do Governo Federal.

Pela manhã, o governador se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na ocasião, foi apresentada a nova proposta do Governo Federal para que os Estados renegociem suas dívidas com a União.

A principal medida apresentada é a redução da taxa de juros cobrada pelo Governo Federal, condicionada ao aumento das vagas de Ensino Médio Técnico. De acordo com a proposta, a correção da dívida, que hoje é realizada por IPCA mais 4%, poderia ter redução gradativa até chegar a IPCA mais 1%. Para isso, os Estados teriam que utilizar os recursos frutos dessa economia para investimentos em ensino profissionalizante, além de utilizar ativos para redução do estoque da dívida em valores que cheguem a até 20% do total devido.

A partir da apresentação da proposta inicial, os Estados e o Ministério da Fazenda devem iniciar uma série de reuniões para aperfeiçoamento do texto que será encaminhado ao Congresso Federal. “A apresentação dessa proposta é um avanço muito importante. O Governo Federal demonstrou abertura ao diálogo e, agora, vamos em busca de ampliarmos as conversas para melhorarmos algumas questões. Uma delas está relacionada à necessidade de haver um desconto do estoque da dívida com base ao valor dos ativos que forem utilizados para amortização dos débitos”, afirmou o governador Romeu Zema.

“O segundo ponto é que Minas Gerais já fez um grande investimento em ensino técnico por meio do Trilhas de Futuro. Em dois anos, lideramos a expansão do ensino profissionalizante no Brasil com mais de 144 mil novas vagas, mais que o dobro de São Paulo. Então, isso precisa ser considerado. Não podemos agora ser penalizados por já estarmos fazendo o nosso papel”, concluiu Zema.

Após a reunião no Ministério da Fazenda, o governador participou de encontros com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Os governadores do Cosud finalizaram o dia de compromissos em Brasília no Palácio da Justiça, em reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Na ocasião, foram apresentadas demandas de possíveis mudanças na legislação para facilitar as ações de enfrentamento à criminalidade pelos Estados.

Zema aponta avanço com proposta do governo
Governadores participaram de reunião em Brasília em busca de solução para a dívida dos estados com a União

Uma resposta

  1. O presideOO presidenciável Romeu Zema Neto vai adequar os Oficiais Investigadores de Polícia com os Peritos Oficiais Criminais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251