Nesta sexta-feira (22/3) e sábado, a cidade de Francisco Dumont, no Norte do Estado, vai sediar o 2º Fórum de Turismo da Serra do Cabral. A iniciativa, fruto da parceria entre Sebrae Minas, Circuito Turístico Serra do Cabral entidades do setor, vai apresentar estratégias e ações para impulsionar o turismo na região. As atividades serão realizadas no Parque de Lazer e Turismo. Na programação, painéis e palestras sobre o papel da Rede Brasileira de Trilhas e as possibilidades para implementação da Transcabral.
Haverá ainda a apresentação do Programa de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, além das ações apoiadas pelo Sebrae Minas para o desenvolvimento econômico local. No sábado (23/3) haverá uma visita técnica à Cachoeira do Barreiro, um dos atrativos turísticos da Serra do Cabral, com duas quedas d’água e poços cristalinos com profundidade de até 3 metros.
Analista do Sebrae Minas, Pedro Viana destaca que o Fórum vai discutir assuntos ligados ao potencial turístico da região e alternativas para aumentar o fluxo de visitantes. “Iremos reunir especialistas do mercado e donos de pequenos negócios, que atuam na cadeia produtiva associada ao turismo da Serra do Cabral, para pontuar os desafios e propor soluções que fortaleçam a governança e estimulem o empreendedorismo, gerando novas oportunidades no território”, afirma.
ATRATIVOS – A Serra do Cabral é um maciço montanhoso localizado no Centro-Norte do Estado, entre os municípios de Augusto de Lima, Buenópolis, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Joaquim Felício, Lassance e Várzea da Palma. O local abriga o Parque Estadual Serra do Cabral, com suas nascentes e várias cachoeiras e piscinas naturais de formações rochosas, veredas, matas e campos naturais. Na região há ainda um grande número de sítios arqueológicos pré-históricos, com pinturas rupestres.
Em Francisco Dumont está o Centro de Lazer e Turismo e as piscinas naturais do “Açudão”. No município são realizadas as tradicionais festas religiosas de Nossa Senhora da Conceição e do Divino Espírito Santo (em julho); Festa de São Sebastião (janeiro); Dia da Manifestação da Cultura Evangélica (setembro); e a Festa do Senhor Bom Jesus, no distrito de Covancas (agosto).
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (22/3)
8h: Credenciamento
8h30 : Abertura
9h: Apresentação do Programa de Regionalização do Turismo de Minas Gerais: bases e potencialidades para a fortalecimento da política de turismo no estado
10h: O Sebrae como parceiro na cooperação para o desenvolvimento regional
11h: Painel: O papel empenhado pela Rede Brasileira de Trilhas e as possibilidades para implementação da Transcabral
12h30: O associativismo como vetor no desenvolvimento turístico regional: o caso da Rota do Cabral
13h: Boas práticas na gestão municipal do turismo na IGR Serra do Cabral
14h: Almoço
SÁBADO (23/3)
Roteiro turístico para a Cachoeira do Barreiro, com condutores locais (R$ 20,00 por pessoa). Vagas limitadas.
SERVIÇO
2º Fórum de Turismo da Serra do Cabral
Data: 22 e 23 de março
Horários:
22/3: 8h às 14h
23/3: a partir das 8h com visita técnica
Local: Parque de Lazer e Turismo – Açudão – Rua Chicó Caveira, 205
Inscrições: link do Sympla, ou pelo telefone (38) 99925-8952.