Após quase um ano, o Atlético volta a decidir um confronto de mata-mata no Independência, estádio do rival América em Belo Horizonte. Para além da vantagem construída diante do Coelho, na semifinal do Campeonato Mineiro, o Galo se apoia em um bom retrospecto em situações de “vida ou morte” no Horto.
De propriedade do América, o Independência foi reinaugurado em 25 de abril de 2012. Na era “pós-reforma” do Horto, o Atlético teve 31 decisões de mata-mata, com 23 comemorações e oito decepções.
O estudo mais profundo desses duelos detalha que o Galo se classificou para fases seguintes em 21 oportunidades, foi campeão em outras duas, eliminado em sete e vice-campeão em uma. No último desses confrontos decisivos, contra o Athletic, o time da capital garantiu vaga na final do Estadual de 2023. Fato curioso é que o Coelho, “dono da casa”, jamais conseguiu eliminar o Atlético no Independência pós-reforma. Foram quatro decisões de mata-mata entre os rivais – todas no Campeonato Mineiro -, com quatro comemorações alvinegras.
Tetracampeão mineiro, o Atlético segue na briga pelo penta. A primeira semifinal contra o América, na Arena MRV, terminou com vitória alvinegra por 2 a 0, com gols de Paulinho e Hulk. Agora, o Galo de Felipão pode até mesmo perder por um gol de diferença no jogo de volta que, ainda assim, garantirá vaga na grande decisão e sairá como classificado no “novo Independência” pela 24ª vez em 32 embates decisivos.
ARGENTINO É DESFALQUE – Luiz Felipe Scolari terá praticamente todo o elenco do Atlético à disposição para o jogo de volta contra o América. A única baixa é Matías Zaracho, que segue em recuperação no departamento médico. Zaracho ainda faz trabalho à parte com fisioterapia e preparação física, em tratamento a lesão muscular. O meia argentino se lesionou durante o clássico com o Cruzeiro, no início de fevereiro. O prazo está dentro do que o clube trabalha para ele estar 100%.
Para enfrentar o América, o técnico Felipão poderá contar com Brahian Palacios. Regularizado, ele vem participando dos treinos desde a semana passada. Com mais minutagem de treinamento, Palacios tem melhores condições de estrear neste domingo (17). O provável Galo é: Everson; Saravia, Jemerson, Bruno Fuchs e Arana; Battaglia, Igor Gomes (Alan Franco) e Scarpa; Alisson, Hulk e Paulinho. O segundo encontro com o Coelho acontecerá neste domingo (17/3), a partir das 19h.