[views count="1" print="0"]

Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais

Montes Claros vai sediar, nestas segunda (4/3) e terça-feira, o Seminário Qualificação das Arboviroses – Manejo Clínico e Planos Municipais de Contingência

Montes Claros vai sediar, nestas segunda (4/3) e terça-feira, o Seminário Qualificação das Arboviroses – Manejo Clínico e Planos Municipais de Contingência. Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SESMG), o evento projeta reunir mais de 400 gestores municipais de saúde, coordenadores de vigilância em saúde e de atenção primária, referências técnicas de mobilização social, médicos e enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Agna Soares da Silva Menezes explica que o objetivo do Seminário é reforçar o repasse de orientações aos gestores e profissionais de saúde dos 86 municípios da macrorregião do Norte de Minas, visando conter o avanço dos casos notificados de arboviroses: dengue, febre chikungunya e zika vírus.

“Diante do considerável aumento de casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em todo o Estado, o Seminário possibilitará aos gestores e profissionais de saúde trocar experiências e atualizar informações sobre a implementação dos planos de contingência elaborados no ano passado. Além disso, a atualização de médicos e enfermeiros no atendimento de pacientes nas unidades de saúde constitui outra iniciativa de fundamental importância visando evitar que pessoas acometidas por arboviroses evoluam para situações de saúde mais graves, potencializando o risco de óbito”, pontua Agna Menezes.

PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira, o Seminário será realizado a partir das 9 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A abertura da programação voltada à participação de secretários municipais de saúde, coordenadores de vigilância e de atenção primária e a referências técnicas de mobilização social, contará com a participação do subsecretário estadual de vigilância em saúde, Eduardo Prodoscimi.

Em seguida, a referência técnica da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb), Roseli Gomes, apresentará o cenário epidemiológico deste ano e os documentos orientadores de atuação dos municípios. As ações de mobilização social serão apresentadas pela referência técnica da SRS de Montes Claros, Lillian Tararam. Na sequência, Agna Menezes falará sobre a atuação do Cievs no Norte de Minas.

A partir das 13h30, a matriz de Cerca de 450 estudantes das escolas municipais Neide de Melo Franco e João Valle Maurício participaram, nessa quinta-feira (29/2), no auditório do Colégio Tiradentes, de um encontro do projeto #ConhecimentoLiberta, quando assistiram à palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, proferida pela médica ginecologista e obstetra, capitão PM Soraia Joislane. O projeto é coordenado pela oficial médica, numa parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros e o Rotary Clube. Projeto leva orientações a jovens responsabilidade do controle das arboviroses será apresentado por Fabiano Pimenta, referência técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O tema também será abordado por Roseli Gomes, do Cevarb, e por Kátia Ramos, da Subsecretaria de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG. O primeiro dia do Seminário será encerrado com a apresentação dos fluxos assistenciais da macrorregião de saúde do Norte de Minas. Participarão referências técnicas das SRS de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

MANEJO CLÍNICO

Na terça-feira (5/3), o Seminário será no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Area Mineira da Sudene (Cimams). O foco será voltado ao repasse de orientações a médicos e enfermeiros que atuam nas UBS, visando a atualização de informações sobre o manejo clínico de pacientes com suspeitas de terem contraído alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A programação será aberta às 9 horas com apresentação do médico da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Mariano Fagundes, falando sobre a classificação de risco de pacientes com suspeita de arbovirose e, especificamente, de pessoas acometidas por dengue.

Às 13h30, o Seminário terá continuidade com o médico Mariano Fagundes detalhando as condutas sobre o manejo clínico de pacientes com febre chikungunya e febre amarela.

Em seguida, o diagnóstico e acompanhamento laboratorial será apresentado por Clarissa Fernandes Gomes, referência técnica do Laboratório Macrorregional da SES-MG. A programação será encerrada com a apresentação da rede de referência e fluxos assistenciais nas unidades regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora.

Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
O MANEJO clínico de pacientes nas UBS será tema de seminário da SES-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Região inicia uso de vacina mais segura
Região inicia uso de vacina mais segura
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
HDG promove ações no Setembro Amarelo
HDG promove ações no Setembro Amarelo
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Nutricionista explica relação da dieta com saúde mental
Doença e os principais sintomas
Infertilidade pode impactar na saúde mental de homens e mulheres
Conheça os dez benefícios da couve
Estado inicia preparação para enfrentar dengue e chikungunya
Tratamentos do câncer no fígado
Causas, tipos e tratamento
Prevenção contra sinais e sintomas do câncer de pênis
620 cidades com superávit de empregos 
Faltam vacinas em Minas 
Atividade turística mineira acumula 4,4% de crescimento no ano 
Varginha inaugura mercado municipal 
CEMIG completa 25 anos no Índice Dow Jones de Sustentabilidade