O governador Romeu Zema, do Novo, receberá, nesta quarta-feira, a Medalha do Mérito Legislativo 2023, concedida pela Câmara dos Deputados. O governador de Minas estará em Brasília um dia antes do presidente Lula, do PT, cumprir agenda em Belo Horizonte. Zema mantém-se disposto a se reunir com Lula durante a visita a Minas, nesta quinta-feira.
O chefe do Executivo mineiro foi indicado pela líder do Partido Novo, deputada federal Adriana Ventura (SP). Além de Zema, outras 36 pessoas serão homenageadas com a medalha. Elas são indicadas pelos líderes partidários e integrantes da Mesa.
Entre elas, estão o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, Vinicius Junior; e os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e André Mendonça. Também constam na lista a advogada, escritora e esposa do cantor Chico Buarque de Holanda, Caroline Proner; e o deputado estadual João Vítor Xavier, do Cidadania-MG.
Criada em 1983, a premiação reconhece autoridades, personalidades, instituições ou entidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.