Em clima de alegria e emoção, foi realizada, na noite de quinta-feira (14/12), a solenidade de formatura dos cursos profissionalizantes da Associação Divina Providência em Montes Claros. Foram capacitados 184 profissionais em 11 cursos oferecidos gratuitamente.
A cerimônia, realizada na sede da Divina Providência, contou com as presenças do presidente do Sistema Divina Providência de Montes Claros, o empresário Paulo César Santiago, da secretária de Educação do município, professora Rejane Veloso, e dos vereadores Odair Ferreira e Daniel Dias, junto com conselheiros, parceiros, doadores e colaboradores da instituição.
Contou ainda com a participação do diretor técnico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), professor Roney Versiane Sindeaux, representando o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, entre autoridades, convidados, profissionais formados e seus familiares.
Com a realização de mais uma formatura, a Associação Divina Providência alcançou 1.356 pessoas qualificadas em seus cursos em 2023. O número é superior ao total de jovens profissionais capacitados em 2022 (1.227), sendo também mais elevado do que o total de formados em 2021 (1.213 diplomados).
Desde que foi criada em Montes Claros, em 2012, a Divina Providência já qualificou cerca de 9 mil pessoas nos seus cursos. A entidade cuida também do encaminhamento dos profissionais para o mercado de trabalho. Ao participar da cerimônia nesta quinta-feira, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, destacou a importância da atuação da Divina Providência no processo educacional e na qualificação de jovens para o mercado de trabalho. Ela lembrou que também já trabalhou como professora em cursos de formação profissional.
“Vocês devem sempre aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas. Os cursos profissionalizantes proporcionam às pessoas um novo horizonte”, enfatizou Rejane Veloso. O Município é parceiro da Divina Providência, que tem convênio com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, sendo contemplada dom doações feitas por intermédio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que podem ser deduzidas na declaração anual do Imposto de Renda (IR).
O presidente do Sistema Divina Providência de Montes Claros, Paulo César Santiago, destacou que, além dos ensinamentos da prática profissional, a entidade tem a atuação baseada em princípios como a honestidade, respeito, seriedade, ética e transparência, que são transmitidos para seus alunos. “Trabalhos sempre com foco, objetivos e metas definidos”, afirmou.
Ainda durante a cerimônia, os oradores das turmas formadas deram depoimentos emocionantes, ressaltando a importância dos cursos em suas vidas e o aprendizado que tiveram na Divina Providência. Eles falaram também das suas novas expectativas enquanto profissionais e futuros empreendedores.
Houve uma apresentação musical dos alunos do curso de Língua Inglesa, seguida da interpretação de músicas de Roberto Carlos pelo empresário da beleza e cantor Kennedy Morais. Uma das músicas que ele cantou foi “A Montanha”.
QUALIFICAÇÃO – Foram capacitados profissionais nos seguintes cursos: Informática Intermediária (28), Inglês (26), Estética Facial (25), Assistente Administrativo (23), Jiu Jitsu (18), Defesa Pessoal (14), Informática (14), Interativo – conversação em Inglês (13), Costura para iniciantes (12), Ballet (9) e Costura criativa (2).